sexta-feira, dezembro 01, 2006

DESCRIÇÃO DO PERCURSO

A 2ª Edição da Rota do Contrabando em BTT do GDCRPG, irá ter dois percursos: um de cerca de 48,50 Km e outro de cerca de 20,5 Km (em alternativa poderá haver um terceiro para quem eventualmente tenha doseado mal o esforço).
Recomenda-se um bom aquecimento prévio ao início da prova isto porque os primeiros quilómetros serão por certo difíceis, com desníveis em certos pontos na ordem dos 10% de inclinação, especialmente entre os Km 3 e 4.
A saída tal como no ano transacto dar-se-á junto ao polidesportivo pelas 9h 00, este ano em sentido contrário em direcção ao Sobreiral. Quinhentos metros de alcatrão neutralizados para acabar o aquecimento, na rotunda, Segunda saída à direita em direcção ao rio e entramos em piso térreo, um quilómetro depois começam as dificuldades uma boa subida em calçada que se prolongará até ao cimo da serra pelas ruas de Penha Garcia. No cimo da serra, mesmo ao virar para o outro lado uma viragem à esquerda e continuamos a subir até ao ponto mais alto com cerca de 761 m. Segue-se um percurso de alguns quilómetros ao longo do alto da serra (há que aproveitar para admirar a paisagem, do lado esquerdo avistarão grande parte do concelho de Idanha-a-Nova e o cabeço de Monsanto, do lado direito todo o restante percurso que os espera e mais ao longe a Raia de Espanha. Chegados à vigia do Salvador uma das dificuldades estará ultrapassada (mas não se pense que acabaram), segue-se uma perigosa descida de cerca de 100 m (na qual há que ter o devido cuidado) e virando à direita sem entrar no alcatrão, continuaremos a descer até ao Campo Frio. Seguem-se uns quilómetros «a rolar» até à Nave Redonda (onde será o primeiro abastecimento). De seguida mais uns quantos quilómetros em eucaliptal um falso plano, a que se seguirá mais uma subida (durinha) até ao alto do Vale Feitoso e Alto do Carvalhal. Segue-se um sobre e desce constante até ao Cimo da Ribeirinha, onde após viragem à esquerda na zona da Fonte da Maria Catarina se segue um percurso plano até à baixa Ribeirinha, onde se virará à esquerda para o Carvalhal, num percurso também de «rompe pernas» até de novo ao alto do Vale Feitoso.
Chama-se a atenção que para evitar atrasos exagerados, após as 11h 50 quem não tiver chegado numa primeira vez (vindo da Nave Redonda) ao alto do Vale Feitoso será encaminhado para o percurso que a seguir se descreverá, encurtando-se assim para esses participantes o percurso inicialmente previsto em cerca de 13 Km. Igualmente para quem chegado pela primeira vez a este ponto e se sinta já com as forças justas, poderá optar pelo percurso intermédio. Neste ponto funcionará o segundo abastecimento.
Segue-se mais uma subida até ao Alto do Ribeiro do reco após o qual se virará em direcção à barragem de Penha Garcia. Por um pequeno trilho chegaremos ao muro da barragem por onde se irá passar.
Neste ponto a paisagem é deveras fascinante e está integrada no Parque Paleontológico da Naturtejo, aproveitem-na.
Chama-se a atenção, no entanto, para a perigosidade da mesma, que será acrescida em caso de chuva ou gelo matinal, uma vez que tendo muita rocha poderá tornar-se extremamente escorregadia (sendo uma zona bastante técnica, em alguns pontos será aconselhável efectuar o mesmo a pé), pelo que há que ter algum cuidado.
Passado o Rio Ponsul e o Pego, entrar-se-á de novo no percurso inicial em sentido contrário até chegar ao Polidesportivo.
Dada a dificuldade inicial do percurso, será disponilizado a quem o deseje (especialmente indicado aos mais jovens) o transporte (rebocagem) até ao cimo da Serra de Penha Garcia em carro de apoio onde poderão efectuar o resto do percurso.